23 de jul. de 2010

Bonsai, uma LEMBRANÇA para a vida toda .

Um dia eu ganhei uma cachorra , a melhor de todas . Chamava-se Julia e era uma mistura de raças . Ela foi um dos maiores amores da minha vida , mas chegou a hora em que ela teve que ir . Na minha opinião precocemente, pois ela tinha apenas 4 meses ( que para mim era o resumo de uma vida inteira ao meu lado ). Quando Julia se foi, passei semanas sem vontade de nada , até que no dia em que completava um Mês do falecimento dela, tive uma idéia : Já que não podia mais cuidar dela, gostaria de cuidar de algo como se fosse ela, para manter viva a memória. Era domingo e fomos em um lugar muito legal, pois eu estava à procura de um vaso de rosas, até que eu olho para uma barraca de bonsais e Deivid me mostrou uma placa que dizia : " BONSAI, UMA LEMBRANÇA PARA A VIDA TODA ". Parecia que aquilo estava escrito para mim e não pensei duas vezes em levar o meu ( que esta na foto ao lado ) .



Fez um ano que ela nasceu , e está para fazer um ano que ela se foi ... Mas a idéia deu certo e a memória continua viva ... Tão viva que ao fazer este post meu olho encheu de lagrima e meu coração de saudade, e eu vou amá-la para sempre, aqui comigo ou onde estiver . Sendo assim, preparei este post com várias dicas de bonsais para vocês, que ficam maravilhosos em qualquer decoração ( seja temática ou não ) .


" Bonsai (japonês: 盆栽, bon-sai), que significa "árvore em bandeja". Um bonsai precisa ter outros atributos entretanto além de simplesmente estar num vaso raso. A planta deve ser uma réplica artística de uma árvore natural, em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados. "



Algumas dicas são importantes para o bonsai se adequar ao ambiente . A PODA , as PINÇAGENS , e a ALAMBRAGEM . A poda é 'moldar' o bonsai , tirando galhos defeituosos ou que estejam em lugares inadequados . Chamamos pinçagem ao corte dos ramos finos dos Bonsai.Ao contrário da poda, a pinçagem efetua-se também durante a época de crescimento das árvores. A alambragem permite-nos utilizar ramos que de outra maneira teríamos que podar.

Sobre o Local: Sim, você pode colocar o seu bonsai em sua sala, em seu quarto ou em sua cozinha. Mas há um porém: sempre deixe-os perto de janelas, onde a planta possa receber luminosidade. As plantas sempre devem permanecer em locais com boa luminosidade do sol e boa temperatura.

Sobre a Rega: Comece a regar bem devagar, por cima da terra em volta do tronco, certificando-se de que a água esteja penetrando por toda área do solo, até que vaze um pouquinho de água pelos orifícios de drenagem, situados por baixo do vaso. Parece fácil e é, mas você ainda pode falhar porque existem situações que podem te confundir.

Gostou da idéia e quer saber mais ? Fiz uma lista de sites e matérias interessantes sobre o assunto ( INCLUSIVE FORAM ESTES SITES QUE ME AJUDARAM A ESCREVER SOBRE ISTO ) :

- DICAS DE BONSAI
- BLOG DO RIUM (bonsais em apartamento)
- REVISTA CASA CLAUDIA (matéria sobre plantas dentro de casa)
- CLUBE DO BONSAI DE RIBEIRÃO PRETO
- IDEAL GRATIS (curso gratis sobre criação de bonsais)

Beijos, ALL !

17 comentários:

Deivid F. disse...

Ahhh esse dia foi muito legal ...
ainda bem que tive a oportunidade de conhecer a Ju.
Mais pode ter certeza que ela está sempre com você.E o bonsai foi uma otima ideia p/ reviver essa lembrança do amor que você sente por ela.

Alessandra Priscila disse...

Me emocionei! Bjs

Anônimo disse...

All!!! Adoro essas miniaturas de árvores...mas confesso que tenho medo de não saber cuidar...Se bem que AGORA já tenho um pintete menino pra me dar consultoria...rsrs...

Beijo, fofura!!!

Ana Carla disse...

Eu adoro!!!
sou louca para ter um, mas não sou a mais organizada nessa area paisagismo....
Bjosss

Pri Kiguti disse...

Nossa! Que post emocionante!
Adorei!

Mas, o meu bonsai morreu!
=/

Juju disse...

Que coisa linda!!
Meu marido pensa que ele sabe cultivar bonsai...kkkk Ele quer plantar um desde semente, mas nunca vinga eu já disse para ele comprar uma mudinha e só ir aparando, cuidando e tal. Mas ele disse que comprou um livro ótimo sobre isso e que qdo tiver tempo ele vai cultivar bonsai...kkkk Então, tá né!!!
Ah, eu vou querer ver seus pássaros hein!
Bom final de semana, beijocas

margaret disse...

Que lindo All. Sei exatamente como é isso de amor pelos caes porque tenho 2 fofos aqui em casa e sou totalmente apaixonada por eles.
Adorei suas fotos com a Julia, ela era linda.
Sabe que sempre amei bonsai mas nunca tive vontade de ter? Porque sempre achei que precisava de muitos cuidados especiais.
Mas vendo seu post quem sabe nao mudo de ideia.
Beijinhos

Elza Carrara disse...

Olá Allison,
Obrigada por fazer parte do meu blog, seja bem vindo sempre!
Adorei seu post, belo e sensível. Cães são especiais e inesquecíveis mesmo, não importa o tempo que tenham ficado ao nosso lado.
Bjs e um ótimo final de semana pra vc.

Queremos falar de música! LET'S TALK ABOUT MUSIC disse...

AH! Eu tenho um bonsai! lindos!
Que triste a história da Júlia...mas acontece né...

Bom fim de semana
;*

Marina

Saron... disse...

Oi ,nossa lembrei tb do meu cachorrinho que morreu há uns dois anos.Esses pequenos seres são muitos importantes(claro para quem ama).A belissima Julia faleceu muito cedo mesmo.Mas achei legal a homenagem que vc fez a ela.Arvores bonsais são lindas.Adorei aquela que parece imitar cerejeira.
Bjos

Vero Kraemer disse...

All, emocionei!!! Eu sou doida por causa da minha cã e da minha gata, e quando elas ficam doentes quase morro...
Ai, chorei aqui, amei seu post!!!
Beijossssssssssssssssssssssssssssssssss

Uska Hope disse...

Muito linda essa sua homenagem All!! Muito delicada!
Passei para dizer que estais lá no meu cantinho hem, bjs!!

Ateliete Events disse...

ADOOOOOOOOOORO BONSAI! Sou louca para ter um, e vendo as suas fotos, nossa, agora é que vou querer mesmo! Uma para colocar na minha pequenina varanda. Nao sei como ele se ocmporta no inverno rigoroso, irei perguntar.
Quero agradecer o seu comentário carinhoso na minha participação no casos e coisas da Bonfa , e aproveitar para lhe fazer um convite,, Hoje no meu blog descontraído ( pois tenho dois, um para trabalho e outra para descontrair) tem uma deliciosa receita de farfalle feita pela querida Eloise, vale a pena conferir ;)
http://papeandocomateliete.blogspot.com/
Agradeço o seu comentário carinhoso sobre meu trabalho no meu blog ateliete também.
Deixei para comentar isso por ultimo. Sinto muito pela sua linda cachorrinha, pois só quem tem amor pelos animais para entende-lo. Tive 3 caes, e uma delas me acompanhou a vida toda, desde a adolescencia até eu sair do Brasil, ela faleceu uns dois anos depois, e até hoje penso e muitas vezes sonho com ela. Hmmmm vou até parar de falar, para nao me emocionar. SAUDADES É O AMOR QUE FICA!
Uma beijoca
Com carinho,
Eliete

Betty Gaeta disse...

Oi Allison,
Adoro bonsai e tentei aprender a técnica, fz curso e tudo. Até que minha arvorezinha estava indo bem (não tenho muito jeito com plantas). Até o dia que meus gatos atacarm o meu bonsai e acabaram com ele. Hj prefiro vê-los do que tê-los e o seu está lindo!
Bjkas e um ótimo sábado para vc.

Patrícia Gomes disse...

Ai ai, tô podendo com saudades não. Mas te entendo perfeitamente. Tive uma poodle que me fez conhecer o verdadeiro significado do amor por um animal, também ficou comigo pouco tempo, mas o suficiente pra se tornar inesquecível. Adoro bonsais e o seu está lindo, quero alguns pro meu novo lar, qdo eu o tiver. rs

Xerinhos, frô, e um ótimo findi.
Paty

Ypsilon Yvone disse...

Ola Allison
Vima agradecer a visita e tambem por fazer parte do meu blog.
Seu cantinho é muito convidativo e seu post sobre a saudades da peluda me comoveu.
Sei bem o que é essa saudades pq. também já sofri muito e ainda tenho saudades até hoje (ja se passaram 6 anos)desde que minha Tuqinha se foi.

Quanto aos bonsais confesso que apesar de acha-los ricos e lindos ainda nao me aventurei a cultivar um.
Dentre outras plantinhas que tenho em casa, adotei uma "avenca" (quase uma vira lata se comparada a um bonsai) que é muito voluntariosa e me da trabalho quando preciso viajar.
Bonsais precisam de cuidados e atenção diária pois na verdade sao obras de arte viva.
No seu post, vc. nos deu dicas bacanas e fontes seguras. Mandou super bem!
bj e seja muito bem vindo

Katia Bonfadini disse...

Como você é fofo, Allison! Adorei sua história e a homenagem à cadelinha através do Bonsai. Eu amo cachorros e eles se tornam verdadeiros filhos, né? Um grande beijo!!!!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktop