29 de jul. de 2010

Sobre ARTE FRANCESA.

Lembram que fui à MEGA ARTESANAL 2010 logo que voltei para SP ? Pois bem, sempre gostei bastante e passei a admirar mais ainda a arte francesa com os exemplos que vi lá ... Só fiquei chateado pois não consegui comprar o kit da DOBA BENTA ( impresso pela LITOARTE que além deste tem muitos outros papéis maravilhosos )que queria pois a vendedora disse que uma mulher levou TODOS os papeis de uma vez ... Poxa, não podia ter deixado uns 3 ,4 ou 5 pra mim ? (risos) E depois disto não fui à loja ainda para comprar os meus ... Enquanto isto, deixo vocês também com os olhos brilhando para a arte ...

O conceito da arte francesa , é transformar uma imagem plana , em uma imagem tridimensional , com sobras, relevos e profundidade. O efeito é obtido pelo recorte da mesma gravura , em vários detalhes , colando sobre uma superfície mais alta. O efeito no final é incrível, principalmente em imagens ricas em detalhes ...


Imagem do site www.casadaarte.com.br
Na internet encontrei esta imagem de lado, que ilustra bem o que é a arte francesa ...

As origens da arte francesa são incertas. Sabe-se que no século XVII começaram a chegar na Europa móveis da China com imagens laqueadas. Os ebanistas franceses tomaram esta técnica, melhorando-a, utilizando gravuras com flores que cobriam com muitas camadas de verniz. É de lá que tem origem a palavra 'decoupage', cujo significado é recortar. Inicialmente essas imagens eram planas e acredita-se que artistas empreendedores deram a elas volume utilizando pedaços de cortiça. Em outros países, esta técnica passou a ser conhecida como découpage tridimendional. No entanto, dependendo do país em que a arte é praticada, ela recebe nomes distintos, como arte holandesa, na Holanda, découpage tridimensional na Inglaterra, enquanto na Espanha a chamam de arte francesa. No Brasil, a técnica chegou já aprimorada da Europa e, claro, aperfeiçoada de acordo com os materiais disponíveis no país e com as características de trabalho do artesão brasileiro.

Agora sim , vejam o incrível trabalho que encontrei pela internet ... é o trabalho da Tânia Amaral que ministra cursos em Belo Horizonte , e criou uma maneira diferente de fazer a Arte francesa . Eu realmente nunca vi ninguém que faça melhor que ela, me apaixonei pelo trabalho :





Não é lindo ? Estes e outros trabalhos da artista você pode conferir direto no site do atelier dela clicando AQUI . E para você que se inspirou e quer fazer também , achei este site com um PAP muito legal sobre a arte ... Os papéis vocês podem encontrar em qualquer loja de artesanato, onde você irá encontrar também as molduras proprias para montar as obras .

AGORA VAMOS ÀS NOVIDADES :
  • Estou preparando um sorteio para vocês que querem " APIMENTAR SUA COZINHA " como eu ...
  • Estou terminando algumas ilustrações que vou disponibilizar para impressão aqui no blog ( inclusive algumas poderão ser usadas para arte francesa )

Beijos, ALL!

18 comentários:

Ana Carla disse...

All
Essas imagens lembram minha infancia...
Não gosto de 3D, mas é um trabalho bonito e delicado.
Super obrigada pelos seus coments e visitas no blog, eu adoro!
Beijos

Francine Stein disse...

Que lindo o trabalho da Tania! Acho linda a arte francesa, aqui tem umas artesãs que fazem desses quadros.
BJS

Francine Stein disse...

Ah, estou curiosa para saber do sortei e ver as ilustrações!
BJS

Betty Gaeta disse...

Oi Allison,
A Dona Benta está linda!
Fiquei interessada nas ilustrações que vc vai disponibilizar por aqui.
Bjkas e uma ótima quinta-feira para vc.

Andressa disse...

Oi All!
Nossa! Que trabalho lindo!
Minha mãe e minha irmã já fizeram alguma coisa em arte francesa, mas nada neste nível!
Sobre apimentar a cozinha...amei a ideia!
Já estou curiosa!!!
Beijinhos...

Patrícia Gomes disse...

Realmente essa arte fica linda quando bem feita, e esse papel da Dona Benta eu tb quero! ;oD
Ainda não me arrisquei a fazê-la, mas uma hora eu tento. E All, outro dia fui ver uns tecidinhos pra mim e achei os de pimenta, na hora me lembrei de vc apimentando sua cozinha! rs

Xerinhos, frô
Paty


PS: Homem é bicho de raça ruim, mas é booom tb, né não! hahahahahahaha

Tays Rocha disse...

Ale, eu trabalho com Arte Francesa, dá uma passada no blog da TeC e veja http://tokecriecuritiba.blogspot.com/2010/06/quadro-floral-em-arte-francesa.html, os trabalhos da Tânia são realmente maravilhosos, semana que vem sai um passo-a-passo detalhado lá no blog. Adoro teu blog, vc é muito criativo ;o) Beijocas.

Fernanda Reali disse...

Eu vi os trabalhos da @taysrocha e são superbem feitos.

Fiz uma aula dessa técnica há 2 anos e confesso que achei chata de doer, não achei prazeroso, nem achei bonito, embora saiba que é um traalho difícil e exija muita precisão.

obs
(Cuide-se. Suas mãos são seus instrumentos de trabalho. Trate-as com zelo, procure um médico, o corte pode infeccionar)

um beijo!

Ana Medeiros disse...

Muitíssimo bacana!
O trabalho da Tania da primeira foto é lindíssimo!

Beijos querido e cuide da sua mão! Seu teimoso!

Vero Kraemer disse...

All, adorei os trabalhos, especialmente o da Tânia. Vou conferir o trabalho dela agora, obrigada pelas dicas!!!
Menino agora to curiosa, sorteioooooooooo, eba!!!
Beijosssssssssssssss
Vero

Paparico Pop disse...

Aiii Allison, adorei tudo por aqui!!!!

E o Bruno??? Nossa!!!

Pois é, só post femininos... pq até agora só elas comentavam... rs

Mas, a partir de agora tudo mudou!!!! Rss

Bjs e obrigada pela visita!!
Alê

Anônimo disse...

Eu acho muito bonito, mas taí uma coisa que não tenho vontade de aprender...não sei porquê...OBA! Sorteio!!! e coisas feitas por vc!!! ADOOOORO!

Beijo, gatinho lindinho!

Calma que estou com pressa! disse...

oi All star- acho lindo esta arte- e esta da Dª benta também quero - é bem vintage - eu me lembro dos programas dela, da minha mãe assistindo o delicia - mas as flores acho legal - mas nunca me interessei,apesar de ser interessante a técnica - sou mais a dona benta fofa-imagina na cozinha, na copa- hummm
agora somos dois - fiz um pde um rasgo no dedo com aquelas tesouronas especiais para latas - putz - do demais, prá digitar, pintar... sem ajuda dele- e tu o que fez no dedo menino?
bjs

Flavia disse...

Allison, a flor em arte francesa ficou uma graça!!!
Adoro seu blog, tão bom de olhar! Vc tem um bom-gosto e uma sensibilidade incríveis.
Beijos!!

Katia Bonfadini disse...

Que lindo trabalho, All!!!! Vou conferir o site agorinha mesmo! Obrigad por compartilhar tanta beleza com a gente! Beijão!!!!

Uska Hope disse...

Que peças lindas, belos trabalhos!!!!

KIKI DELL disse...

MARAVILHSO ESSE TRABALHO EU AMEI E GOSTARIA DE SABER SE VCS TEM APOSTILA UM BJ GRATA

Unknown disse...

lindissimos. gostaria muito aprender, como devofazer?

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktop